A cada quatro anos

Neste ano o aniversário sai na data certa

Com um dia a mais no calendário em 2020, quem nasceu na data tem a chance de comemorar no dia certo

Jô Folha -

JF_159

Yasmini completa 20 anos neste dia 29 de fevereiro, é apenas a quinta oportunidade de celebrar na data do seu nascimento (Foto: Jô Folha - DP)

De quatro em quatro, o ano tem um dia a mais. Os calendários de 2020 possuem uma casa a mais em relação aos outros anos: o dia 29 de fevereiro. Quem nasceu na data, celebra a possibilidade de fazer a festa de aniversário no dia em que nasceu. Nas maternidades, a movimentação no dia extra envolve uma mistura de confusão, apreensão e brincadeira entre os pais e a equipe de profissionais.

Com 19 anos, essa é a quinta vez na vida em que a Yasmini Botelho consegue comemorar o aniversário no dia correto. Nos demais anos, a estudante de Design no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) opta pelo dia 1° de março. Nascida em Arroio Grande, a família desde pequena a acostumou com a data atípica entre os colegas e amigos. "Eu me acostumei já. O pessoal causa mais confusão do que eu."

No Facebook, a comemoração é no dia 28. Isso porque a própria rede social antecipa a data, o que causa certa confusão entre os mais próximos que enviam felicitações. "Meus amigos se confundem e acham que o aniversário é no dia 28 mesmo", conta. Em outra rede social, no Twitter, a celebração é diferente. Diariamente, o site coloca balões no perfil dos aniversariantes. Nesse dia 29, Yasmini poderá ver os balõezinhos dela.

Na empresa em que trabalha, a equipe brinca com a idade. "Eles dizem 'tu é nova demais pra trabalhar aqui, tem só cinco anos'", brinca. A idade é contada de duas formas: pelos anos com 365 dias e os bissextos. As brincadeiras com a data também fazem parte do dia extra nas maternidades, como ocorre no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. A Valdirene dos Santos trabalhou 16 anos como enfermeira na Maternidade de lá, auxiliando em milhares de partos.

Os dias 29 foram poucos, apenas quatro. Atualmente ela é gerente supervisora de Higienização do hospital, e recorda-se dos momentos entre os pais e familiares. "Alguns acham engraçado o nascimento no dia 29, outros ficam muito preocupados", afirma. A apreensão dos familiares dos recém-nascidos é quanto ao dia de comemoração do aniversário, que acaba dividido entre os dias 28 de fevereiro e 1° de março. O registro de nascimento, no entanto, não pode ser alterado e a data na certidão e no RG precisam ser a mesma do dia do parto.

A culpa é de César

A explicação para o dia extra está no céu. A Terra leva 365 e seis horas para completar o movimento de translação. Quando somadas, as horas a mais formam o dia. Quem decidiu que as 24 horas extras ficariam em fevereiro foi Júlio César, imperador de Roma.

Tudo começou com os antigos egípcios, quando o calendário era feito de 12 meses com 30 dias cada, mais cinco dias adicionais para completar os 365 anuais. Na época, os dias eram medidos com uma estaca cravada no chão - através da sombra os meses e semanas eram percebidos. A cada dia, sobram cinco horas, 48 minutos e 46 segundos até que a Terra volte a um mesmo ponto de sua órbita e um novo dia recomece. Quando perceberam isso, os egípcios optaram por intercalar um dia a mais a cada quatro anos. O calendário, então, foi chamado de Alexandrino.

Um pouco mais tarde, os romanos tiveram sérios problemas com estas adições e, com calendários bagunçados, decidiram fazer algumas mudanças. Por lá, os anos tinham 355 dias com um mês extra de 22 dias a cada dois anos. A confusão era gigante. Durante o governo de Júlio César, elas foram negligenciadas de tal maneira que no ano 46 d.C a diferença atingiu 80 dias. Acabaram fazendo outro calendário, no qual o ano 46 teria 445 dias (365+80). Na história, este ficou conhecido como o Ano da Confusão.

Depois de acertadas as contas, o ano ficou com 365 dias, com um dia extra a cada quatro anos. No calendário romano, o dia que representava o início de cada mês era chamado de "calendas". César escolheu que o tal dia extra seria inserido depois do dia 24 de fevereiro, isto é, seis dias antes das calendas de março. Como o dia era contado duas vezes, foi chamado de bis sexto ante calendas martii ou, resumidamente, bissexto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O Anterior

O "Menino Manicure"

Um flip no Parque Dom Antônio Zattera Próximo

Um flip no Parque Dom Antônio Zattera

Deixe seu comentário